Papa Francisco se Recupera Após Complicação Respiratória
O Papa Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro devido a um quadro de bronquite com infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral.
Na última sexta-feira (28), ele sofreu um episódio de broncoespasmo, resultando em um agravamento respiratório súbito após um episódio de vômito com aspiração.
LEIA TAMBÉM:
A equipe médica realizou uma broncoaspiração e iniciou um suporte ventilatório não invasivo, garantindo uma melhora na oxigenação.
Apesar da gravidade da situação, o Pontífice permaneceu consciente, lúcido e colaborativo com os tratamentos. Seu quadro é estável, mas o prognóstico ainda é cauteloso.
Pronunciamento e mensagem aos fiéis
Mesmo em recuperação, o Papa Francisco fez questão de expressar sua gratidão pelas orações e mensagens de apoio que tem recebido.
Em uma declaração divulgada neste domingo (2), ele agradeceu aos profissionais de saúde que estão cuidando de sua recuperação e pediu que os fiéis continuem em oração pela paz no mundo.
Perspectivas e acompanhamento médico
Embora tenha apresentado uma resposta positiva ao tratamento, o Papa seguirá sob monitoramento contínuo devido à complexidade do seu quadro clínico.
Os médicos adotam uma abordagem cuidadosa e, até o momento, não há previsão para sua alta hospitalar. Seu estado de saúde continuará sendo acompanhado de perto nos próximos dias para garantir uma recuperação completa.